PROJETOS

#TEATRO
Tá Todo Mundo Rindo?
O projeto Tá Todo Mundo Rindo?” nasce da união de artistas, atores, atrizes, comediantes, intelectuais e arteeducadores com diversas deficiências. Juntos eles contam, com muita ironia, sarcasmo e interatividade com o público, a forma mascaradamente preconceituosa, que a sociedade encara e trata a Pessoa com Deficiência no dia-a-dia.
Desviando do pensamento de arte inclusiva, onde colocam artistas com deficiência pelo simples recorte de sua condição social. A "Do Que Tange e Desvia" , busca justamente o aprofundamento nos conceitos levantados pela poética e estética da vivência da deficiência, sem deixar de considerar a singularidade do fator humano.

#RODA DE CONVERSA
#EXPOSIÇÃO
Do Que
Tange
e Desvia

#RODA DE CONVERSA
#EXPOSIÇÃO
Entre
Linhas e
Barreiras:
Muletas Na
Metrópole
Provocando, e trazendo um outro olhar para corpos dissidentes que enfrentam metrópoles, a exposição "Entre Linhas e Barreiras: Muletas na Metrópole" , busca a reforçar e elevar importância da produção cultura def fora dos cercadinhos que são impostos a estes artistas, ocupando calçadas, ruas e paredes.
O objetivo do curso é dar aos alunos noções básicas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Uma espécie de "Cartilha" para conhecimento dos principais Direitos. Visa, também, esclarecer dúvidas e trazer discussões sobre questões práticas, problemas e vivências no cotidiano das pessoas com deficiência. Foco na Constituição Federal (CF) e na Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

#CURSO
Direito Das
Pessoas Com
Deficiência

#CURSO
Comicidade
e Identidade
Este Curso tem por objetivo compartilhar epistomologias do risoca a partir de referências teatrais, circenses, de festividades e performatividades afrodiaspóricas. Dentro desta formação será apresentado o contexto sociocultural e histórico de festividades, brincadeiras e performatividades negras nadiáspora brasileira, as estruturas narrativas destas figuras cômicas da palhaçaria, além de nos debruçarmos nos fundamentos que compõemestas comicidades.
Com o objetivo de promover os saberes de acessibilização de projetos culturais e facilitar o letramento anticapacitista para gestores, produtores, articuladores culturais e artistas, a QUESTIONE! Editora e Produções Culturais e coletivo Dissidência Def , oferece o curso "Como Tornar o Meu Projeto Acessível?"A proposta é em 7 encontros oferecer o curso para pessoas que já trabalham com projetos educacionais/culturais ou que estão construindo novos trabalhos, com interesse em conhecer os recursos acessíveis para estes.

#CURSO
Como Tornar
O Meu Projeto
Acessível?

#CURSO
Curso: De-formação Educativa
Um
Letramento Anticapacitista
A proposta desta aula é explorar a multissensorialidade como ferramenta pedagógica no ensino de artes para pessoas surdas. A partir de metodologias que ampliam a experiência artística para além da audição, trabalharemos práticas que envolvem tato, visão e a percepção vibrotátil, promovendo uma abordagem mais inclusiva e acessível à arte. O objetivo é oferecer subsídios teóricos e práticos para professores, arte-educadores e demais interessados na temática da acessibilidade cultural.

#OFICINA
Sentindo a
Arte (para surdos)
A acessibilidade no ensino vai além de adaptações físicas e tecnológicas. Trata-se de um compromisso com a diversidade e a equidade na educação. Esta aula discutirá estruturas de aulas acessíveis, desde a escolha dos materiais até a forma de apresentação do conteúdo. Exploraremos a adaptação de atividades para diferentes tipos de necessidades e o papel das tecnologias assistivas na educação.

#OFICINA
Acessibilidade
Metodológica

#OFICINA
Experimentos
Em Crochê
O curso tem como objetivo explorar as possibilidades de confecções de peças que podemos utilizar em nosso cotidiano, assim como expressar estilos e criatividade, através de cores e pontos. Na oficina, os participantes irão construir, a cada encontro, peças como cachepôs, porta garrafa, necessaire, ecobag e porta tablet, a partir da técnica do crochê.
Ver que é perfeitamente possível transformar tediosas rotinas em atividades prazerosas, pela renovação constante da nossa mente. A renovação constante ascende novamente o desejo de participação, onde o dinamismo sufoca a monotonia, onde o entusiasmo é mais forte do que as seguidas repetições de tarefas engessadas.
A proposta é que a oficina ajude os participantes a olhar o mundo de forma mais leve, orgânica e divertida, e que possamos praticar o "Olhar do Humor" em nosso dia a dia para conquistarmos uma vida mais feliz, seja no campo artístico, profissional ou pessoal.

#OFICINA
Oficina De
Humor

#OFICINA
Oficina De
Improvisação
Esta oficina tem por objetivo trazer um olhar mais amplo para as oportunidades que nos cercam. Improvisar nos ensina a executar tarefas de maneiras e tempos diferentes do habitual. Podemos ter várias soluções para um mesmo problema. Em 3 encontros iremos: Perceber que a CRIATIVIDADE já está em cada um de nós, basta acessá-la e praticá-la;
O objetivo da aula é proporcionar aos participantes uma compreensão sobre as melhores práticas e estratégias para acolher visitantes surdos em diversos contextos, como eventos, museus, centros culturais e outros espaços. A aula abordará a importância de promover um ambiente em que a comunicação com o público surdo seja clara, respeitosa e acessível.

#OFICINA
Acolhendo
O Visitante
Surdo

#MESAS
Recorte
DEF
Partindo da pesquisa sobre arte, cultura e educação protagonizada por Pessoas com Deficiência, as mesas "Recorte PcD", trazem 4 artistas, intelectuais e pesquisadores “DEF’s” para durante um café, debater e discutir quem foram, quem são, onde estavam e onde estão as Pessoas com Deficiência que são atravessadas por seu gênero, orientações sexuais, classe, entre outros recortes que podemos juntos definir.
Com o objetivo de facilitar o letramento anticapacitista para o público em geral, Editora QUESTIONE! e o grupo Comédia Sentada , oferecem a Roda de Conversa com a autora do livro "Tá Todo Mundo Rindo?", Desiree Helissa Casale, e 3 artistas participantes do elenco do grupo Comédia Sentada.A Roda de Conversa, assim como o livro, traz um paralelo dahistória da arte ao longo dos séculos com a história doprotagonismo das Pessoas com Deficiência durante esseperíodo. É um momento de debate e letramento do público sobre ocapacitismo e dúvidas sobre o tema onde passamos portemas variados como:Marcos Regulatórios: Lei Brasileira de Inclusão e Lei deAcesso a Informação

#RODADECONVERSA
Tá Todo Mundo
Rindo?

#VIVÊNCIA
Caderno De
Artista
Contextualizar o caderno de artista historicamente e trazer a importância dele como uma plataforma de expressão, com referências e possibilidades criativas. O objetivo da oficina é explorar o caderno conhecendo sua gama de possibilidades — literárias, ilustradas, rabiscadas etc — além de mostrar ferramentas que ajudem o participante a criar e experimentar seu próprio caderno.

#INTERNACIONAL
SUB_BAR SHOW
Diretamente da europa, SUB_BAR SHOW traz uma experiência visual e sonora para pessoas surdas (ou não), combinando áudio e vídeo, centrada em subfrequências e subwoofers transitando o som para a vibração.
Um movimento mundial de artistas e pesquisadores pioneiros em uma mudança na produção e educação musical.
Um evento inédito no país, que propÕe uma nova experiência sonora.

