top of page

Eu rio, Você Ri
Mas… Será Que Estamos
Todos Rindo?

Capa do livro "Tá Todo Mundo Rindo?", Três atores com deficiência iluminados sob luzes da ribalta.

​​Paulo Gustavo já dizia que “Rir é um ato de resistência”. Talvez, o riso seja também uma ferramenta poderosa de resiliência perante as injustiças. Quem tem usado o riso para sobreviver e resistir?

A Dissidência Def, em 2023, junto a QUESTIONE! Editora e Produções Culturais, lançaram o livro “Tá Todo Mundo Rindo?”, escrito por Desiree Helissa Casale, participantes do coletivo e com ilustrações de Paloma Santos. Um livro que busca narrar situações do dia-a-dia de forma leve e objetiva onde o capacitismo age. 

Quando pensamos em um projeto que seja de fato inclusivo, o caminho é estar permeável e presente para acolher falas e histórias que muitas vezes não passam por nossa vivência comum, pois nos acostumamos com as ausências.

 

Na comédia, na dança, música, artes visuais, trabalho, quando pensamos em quem tem acesso a esse tipo de “palco” - vamos ler palco como “atenção” - a maior parte dos corpos são os padrões. 

 

Obter atenção dos outros é romper com o silenciamento. E quais são as falas que têm sido silenciadas?


O riso, a arte e a educação vem aqui para romper silêncios e priorizar o protagonismo de vivências Def's, levando em conta o lema construído pelo movimento: Nada Sobre Nós Sem Nós.

bottom of page